Deputado Deltan Dallagnol aciona Ministério da Verdade para investigar disseminação de fake news pelo presidente Lula

Brasília/DF, 23/03/2023 – O Deputado Deltan Dallagnol (Podemos/PR) acaba de acionar a Procuradoria em Nacional da União de Defesa da Democracia, conhecida como “Ministério da Verdade”, para investigar a disseminação de fake news pelo presidente Lula. Em evento no Pernambuco, o presidente afirmou que a operação que desarticulou um possível atentado contra a vida de autoridades públicas, incluindo o ex-juiz e atual senador Sérgio Moro e sua família, era uma armação de Moro. 

A Polícia Federal deflagrou ontem de manhã a Operação Sequaz com objetivo de desarticular plano feito pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) de sequestrar e matar servidores públicos e autoridades, incluindo o ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil/PR) e o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, que integra o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco).

A fala do presidente Lula contradiz inclusive as afirmações de membros do próprio governo, o que aumentou a preocupação sobre a disseminação de informações falsas e a necessidade de investigação. “A fala de Lula enfraquece a credibilidade das Instituições e da resposta do Estado contra o atentado, ampliando o risco à vida de Moro, de Lincoln e de suas famílias, que foi ameaçada pelo crime organizado”. “A disseminação de informações falsas tão graves sobre as Instituições e seus agentes pode causar danos irreparáveis e merece ser apurada”, afirmou o Deputado Deltan Dallagnol.

Veja também